Estar no ambiente digital se tornou parte da estratégia de comunicação das empresas. Mas depois de toda a mecânica de presença online definida, começa uma longa jornada.

É hora de iniciar o trabalho para gerar relevância e a principal tarefa é atrair público. No entanto, o grande desafio está em filtrar as pessoas que chegam até a sua marca. E isso é o que chamamos de qualificar tráfego. Mas como atrair pessoas para a sua marca que façam parte do seu target? A resposta é simples: conteúdo! Já falamos aqui no post “O conteúdo é a chave para o sucesso no ambiente digital”, sobre a importância de um material bem construído e pensado estrategicamente para gerar valor no ambiente online.

O outro passo para qualificação de tráfego e, talvez o mais importante, é a compra de mídia.

O crescimento orgânico funciona, sim, mas é demorado. Fazer uma boa campanha paga é uma excelente alternativa para acelerar os resultados. As opções de mídia mais comuns para essas ações são o Google AdWords e o Facebook ADS. A primeira é usada para captar a demanda já existente, ou seja, uma determinada pessoa está em busca de algo que tem relação com a sua marca no Google e, por meio de palavras-chaves definidas na campanha, ela chega ao seu produto.

Já o Facebook ADS funciona melhor como uma vitrine. O usuário está navegando pela página e é impactado pela sua marca. Vale lembrar que, nos dois casos, há uma segmentação de público definida de acordo ao perfil de cada marca ou produto. E essa é mais uma das vantagens do ambiente digital: você só vai ser impactado por algo se, em algum momento, aquilo te despertou interesse.

Embora os dois sistemas sejam eficazes, se a opção tiver que ser por um, o Google AdWords costuma ter resultados mais rápidos pelo perfil de usuário. No caso do Facebook, os usuários se encontram em um estágio inicial de compra, enquanto no AdWords, o internauta está em busca de solução para um determinado problema.

Isso tudo pensado, agora é mensurar e ajustar. Para você entender melhor como ter sucesso no ambiente digital, preparamos um material bem abrangente: Passo a Passo Completo para Iniciantes. O download é gratuito.

Sellketing – Marketing to Sell More