Tenho estudado muito sobre a importância do ambiente digital para o mundo dos negócios.

 

Aprendi com as empresas americanas que trabalhei e continuo trabalhando a importância das métricas e indicadores para o acompanhamento de projetos. Tudo pode e precisa ser medido. Até mesmo o intangível.

Confesso que no início eu acreditava ser impossível medir de forma pragmática os impactos da comunicação, do marketing e do trabalho de relações públicas no resultado das empresas.

Ainda é difícil em alguns setores específicos ou em determinadas empresas mostrar o valor dessas atividades. Com o marketing digital não tem sido diferente. Há uma resistência muito grande, principalmente, por parte das empresas que atuam no B2B.

Que as novas gerações batizadas de Y, Z ou Millenials estabeleceram um novo padrão de relacionamento interpessoal e de consumo por conta das tecnologias digitais não há dúvida, mas o que tenho observado é muito mais do que isso.Não podemos ignorar que as empresas fazem negócios com as pessoas. E as pessoas, de praticamente todas as gerações, estão cada vez mais encantadas com a possibilidade do ambiente digital.

Na maioria das vezes, os decisores compreendem o objetivo do projeto, se empolgam ao tomarem conhecimento dos resultados obtidos por outras empresas na mesma situação, mas ainda são refratários no momento da adoção da estratégia.

Se este é o seu caso, indico a leitura do post aqui neste blog “O que você precisa saber sobre digital”. Antes de aderir a qualquer ação de marketing digital é necessário o entendimento de que, embora pareça simples, estar no ambiente online exige critério e um mapeamento detalhado de objetivos.

Vale ressaltar que o marketing digital proporciona a melhor avaliação de desempenho possível frente a todas outras ferramentas de comunicação. Em “5 motivos para aderir ao Inbound Marketing”, você vai entender que existe uma nova maneira de se relacionar com o consumidor que, por sua vez, tem o poder nas mãos. Quer entender melhor? Temos um material aprofundado sobre o assunto para você baixar gratuitamente: “O que é Inbound Marketing“.

Para mim, já está claro. Não existe estratégia para o mundo digital e sim estratégia para o mundo, que agora já é digital.

 

SELLKETING – Marketing to Sell More