Estar no ambiente digital se tornou estratégico para empresas e marcas. Aqui neste blog já tratamos em outros posts sobre temas relacionados com “insights” para quem quer marcar presença e aparecer no ambiente digital. Se este é o seu caso, vamos nos aprofundar um pouco mais sobre o tema.

 

Sem dúvida, a internet é a mídia de maior audiência hoje e isso é facilmente notável se olharmos ao nosso redor. Sempre tem alguém conectado de alguma maneira, seja por um computador ou um dispositivo móvel. De acordo com a última pesquisa do IBGE – Instituto Brasileira de Geografia e Estatística, mais da metade da população brasileira está conectada à internet. Isso significa mais de 100 milhões de pessoas.

Porém, estar presente no ambiente digital e ter um marketing digital de resultados  não é tão simples como parece ou como alguns “gurus” que vendem cursos por aí apregoam…

Então, o primeiro passo é criar um site profissional. Esse canal é o seu cartão de visita na internet e deve te apresentar de maneira eficiente para o seu público. Esta apuração do IBGE mostrou também que a maioria das pessoas acessa a rede pelo celular. Então, não esqueça: site e todas as campanhas precisam ser responsivos, ou seja, com visualização compatível em dispositivos móveis.

Com o site funcionando, é hora de ampliar sua atuação no ambiente digital. Defina a rede social mais adequada ao seu público, que pode ser mais de uma, mas não necessariamente sua marca deve estar em todas. O importante é a comunicação ser eficiente e gerar resultado a partir de cada uma delas.

Por falar em resultado, essa é uma das grandes vantagens do mundo online. Tudo é mensurável. No ambiente digital, é possível medir a eficiência das ações de cada ferramenta ou canal por meio de indicadores que vão te ajudar a conhecer melhor o seu público em cada uma delas.

De posse desses dados, o próximo passo é ter em mente que toda ação no mundo digital tem por finalidade a conversão. Mas tudo começa com iniciativas para atrair, seja por meio de conteúdo no site ou em redes sociais, o que vai te levar a ter visitantes e/ou seguidores. Mas o que importa é converter, então serão necessárias ações que encantem o seu público para que ele tenha vontade de trocar algo com você e, neste caso, a troca é sempre o fornecimento por parte dele, dos contatos para que você continue o relacionamento. Objetivo principal alcançado, vamos para o próximo que é de nutrir o seu contato com material relevante sobre a sua marca até que ele esteja pronto para a realização de uma compra.

Não é fácil, mas também não é tão complicado quando parece. Ter um time experiente te apoiando vai fazer toda a diferença e fazer com que você tenha um bom retorno sobre o investimento, o famosos ROI.

Quer saber mais? Preparamos um material que pode te auxiliar a pensar de maneira tática suas ações. São “101 dicas rápidas para um Marketing Digital de resultados”.

 

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