Um palestrante especialista em varejo falando sobre o case de marketing digital da Macys mencionou a estratégia de relacionamento com o consumidor e como evitar rupturas. Para ele a gigante marca de lojas de departamento americana tem uma estratégia bem interessante.

 

Quando o cliente escolhe, por exemplo, um par de sapatos na vitrine e pede para provar, o vendedor aciona o estoque por meio de um dispositivo móvel e solicita o produto. Enquanto alguém providencia a marca, modelo e número desejado, ele continua ao lado do cliente. Em poucos minutos, o consumidor faz a prova e depois só conclui a compra, ou no caso da loja, a venda.

Todos nós já passamos ou conhecemos alguém que teve a experiência de desistir de uma compra enquanto espera o vendedor buscar a mercadoria desejada no estoque. O case foi contado como um exemplo de empresa que tem a estratégia digital alinhada à cultura e os reflexos são diretos no resultado de vendas.

No final da história, o palestrante concluiu dizendo que, não adianta ter uma estratégia digital se não tiver a cultura. Ou seja, para que tudo isso funcione dentro de uma rede gigante como a Macys, há um grande trabalho de internalização da importância dessas iniciativas nos bastidores, que começa bem longe do ponto de venda. A começar de cima, por quem decide implantar algo que não tem nada de revolucionário, mas que revoluciona as vendas.

Esse é o nosso ponto de reflexão. O marketing digital chegou para ficar e, mais do que isso, para ser um grande aliado no resultado das empresas. Mas muitas marcas ainda relutam para entender esse novo cenário que se desenha no mercado. O difícil e até triste é perceber que, enquanto umas resistem, outras saem na frente e conquistam território. Tomara que você, leitor, esteja no segundo caso. Mas se não tiver (ainda), a hora é agora.

Defina sua estratégia, mas não esqueça de entender sua cultura corporativa. Pode ser que você precise fazer um trabalho maior, para depois colher resultados melhores. Para entender mais sobre marketing digital nós temos um material que pode te ajudar. Baixe agora mesmo as “101 Dicas para um marketing digital de resultados”.

 

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