Uma das grandes vantagens do ambiente digital é a possibilidade de mensurar todas as ações executadas através do marketing digital. E aí chegamos a um problema enfrentado pela maioria das marcas ao definir estratégias no ambiente online.

 

No marketing digital, mais importante que definir a métrica é entender que elas serão de extrema importância no objetivo das execuções que é provar o ROI. A palavra ROI significa Return on Investment, ou Retorno Sobre o Investimento, em português. Quer dizer basicamente medir qual o resultado verdadeiro de cada real gasto em uma campanha.

Neste post vamos dar alguns insights para um melhor entendimento desta etapa importante para o marketing digital que vai se adequar conforme o perfil de cada marca e objetivo no ambiente virtual.

Para começar, é preciso saber quantas pessoas acessaram o site e qual a frequência desses acessos. Essas vertentes mostram o seu alcance no ambiente digital e a sua autoridade sobre o assunto. Se os acessos são baixos ou a visita não retorna é possível que o público-alvo não esteja adequado. Mais ainda, é sinal também de que o conteúdo disponibilizado pode não ser interessante e necessita de ajustes. Temos neste blog dois outros posts que podem te ajudar quando chegar a esse impasse: “Dicas para qualificar o tráfego do seu site” e “O conteúdo é a chave para o sucesso no digital”.

Dando um passo à frente, é possível perceber que esses pontos comentados são o pontapé para outras métricas. Uma delas é o tempo de navegação nas páginas. Aqui é importantes observar que pouco tempo pode significar falta de interesse. Por outro lado, uma longa permanência em determinadas áreas do site também pode acontecer por conta de problemas técnicos de usabilidade.

Igualmente importante em qualquer cenário é a taxa de conversão, ou seja, quantos desses acessos aos seus materiais em ambiente digital (site, landing pages, redes sociais, etc) se tornam um lead e posteriormente uma venda? Essa métrica está diretamente relacionada à eficiência da sua estratégia, ou seja, se o site está com boa usabilidade, conteúdo e público adequados e oferta pertinente, esse número será cada vez maior. Para fechar com a prova do ROI só é necessário antes determinar qual foi o custo de cada conversão. Se estiver dentro do estabelecido no investimento, teremos o ROI positivo. Caso contrário, mais uma vez será necessário rever a estratégia.

E vale repetir nossa ideia de início neste texto: essa é uma das grandes vantagens do marketing digital, é sempre possível dar um passo para trás para, posteriormente, seguir dois ou mais para frente. É importante que você se acostume a acompanhar de perto a execução. O marketing digital te traz a oportunidade de parar uma atividade em que a performance não está adequada, o que não acontece no off-line.

Como para cada situação há um cenário diferente, preparamos um conteúdo completo com dicas sobre mensuração digital. Baixe gratuitamente: ” Como mensurar e otimizar canais de marketing digital e bons negócios.

 

SELLKETING – Marketing to Sell More