Feliz ano novo! O ano acabou e a maioria dos brasileiros agradeceu pelo ano ter terminado e por ter sobrevivido às dificuldades de um ano ruim.

 

Agora, começamos o ano novo com uma nova esperança. O dólar caiu um pouco. Saiu do patamar que “””nunca antes na história desse país“”” tinha atingido. O índice Bovespa continua em baixa, mas subindo.  O país fechou mais vagas de emprego e tivemos mais um Natal difícil. Agora, pelo menos, temos mudanças politicas e de novas esperanças estão no ar…

Com tanta notícia ruim ainda, você deve se perguntar o que fazer para não ter o mesmo destino de tantos brasileiros e perder o emprego ou não ver a empresa fechar.

Bem, nem tudo é notícia ruim. A transformação digital pela qual passa nossa sociedade traz uma série de oportunidades de crescimento para as empresas. Na maioria das vezes, as empresas não têm acompanhado estas transformações e existem muitas oportunidades a serem trabalhadas e transformadas em vendas e resultados.

Por exemplo, nem todas as empresas tem uma presença digital efetiva. Não adianta apenas ter um site, uma página no Facebook ou no LinkedIn. Uma das mudanças é ampliar esta presença e ser mais efetivo no uso da rede mundial. Mais presente e interativo.

Com as mudanças no algoritmo do Facebook, por exemplo, suas mensagens estão sendo entregues para menos pessoas. É o fim do almoço grátis! Isso requer mais atenção das empresas.

A transformação digital trouxe mudanças no comportamento do consumidor e as empresas têm que iniciar de alguma forma um diálogo com eles. A experiência do consumidor com sua marca precisa ser interessante e motivadora para nutrir um relacionamento que se transforme em vendas e resultados.

Uma segunda mudança é trabalhar efetivamente o mundo digital e transformar o contato com o cliente em lead e vendas.

No caso de empresas B2B, por exemplo, com vendas mais complexas, existe uma enorme avenida aberta para se trabalhar todo o funil de vendas. Desde a atração, conversão, fechamento e fidelização por meio do desenvolvimento de conteúdos ricos e impactantes que façam com que o consumidor escolha o seu produto, a sua empresa. É o marketing de atração ou inbound marketing que poucas empresas têm trabalhado com eficiência.

Você começa trabalhando a atração. Usa as redes sociais, a busca, o conteúdo para alavancar o tráfego em seu site. Nele, passa a capturar informações sobre os visitantes e os transforma em lead. Em seguida, passa a nutrir estes leads com conteúdos relevantes dentro da jornada de compras do futuro cliente, até o momento ideal do fechamento do negócio, quando seu time de vendas fará um approach diferenciado neste prospect.

Como você pode ver, existe muito espaço para trabalhar de forma diferente em e começar gerar vendas e resultados adicionais ao seu atual modelo de trabalho.

Em uma analogia a Einstein, estamos em um tempo em que não adianta esperar resultados diferentes fazendo tudo igual. Inove. Busque uma empresa que possa te apoiar e comece gerar resultados a partir de uma melhor presença no mundo digital.

 

Roger Melo

Consultor e Sócio Fundador da Sellketing (www.sellketing.com) – Marketing to Sell More

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